Entrar neste Jardim de Infância é sentir o calor e alegria de ser criança, reconhecer em cada recanto um lugar onde é possível descobrir um mundo além do visível. O cuidado com cada recanto dentro e fora das salas faz com que cada um que aqui chega queira ficar e brincar, brincar muito.

Atualmente o Jardim de Infância tem capacidade para 44 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, divididas em dois grupos, tendo um deles capacidade para 20 crianças e outro para 24 crianças. Pretende-se que o grupo tenha uma vida própria como uma família e, num grupo heterogéneo as crianças estreitam laços entre si, conseguem brincar de forma mais diversificada, aprendendo umas com as outras diferentes maneiras de interagir entre elas e com o mundo, reforçando as suas relações com os seus pares e com os adultos. Os grupos são heterogéneos e organizados de forma que, haja um equilíbrio a vários níveis, nomeadamente, idades, género, nacionalidades, assim como temperamento das crianças. Esta organização de forma heterogénea relativamente à idade estimula as crianças mais velhas a ajudar as mais novas e promovendo oportunidades para o desempenho de tarefas diferentes. Bem como proporciona aos mais novos a possibilidade de ter exemplos a seguir.

Ter espaço e tempo para brincar durante a infância é o que tentamos proporcionar no nosso Jardim de Infância. Brincar é um momento criativo, é um ato muito antigo e natural. Segundo Schiller o Homem só é completo quando brinca e ele só brinca quando é completamente humano. O brincar prepara o solo para edificar novas aprendizagens. O brincar é a atividade por excelência que dá sentido à organização do espaço destinado às crianças, assim como à escolha e seleção do equipamento e materiais lúdico-pedagógicos. Desta forma, damos preferência a materiais naturais e estéticos que privilegiam a parte sensorial e desenvolvam os sentidos das crianças. Os materiais e brinquedos são simples intencionalmente deixando assim espaço para que a própria imaginação e fantasia da criança se desenvolva. Alguns dos brinquedos ou equipamentos são realizados por pais, amigos e pelos educadores e colaboradores do Jardim de Infância, o construir do brinquedo de forma cooperativa faz parte das vivências do Jardim de Infância.

O espaço é um dos pilares de aprendizagem na Pedagogia Waldorf, todo o ambiente educativo educa e transmite algo à criança, devendo por isso ser pensado em toda a sua globalidade. Todo o espaço interior do Jardim de Infância é revestido de cores e materiais naturais, pois segundo a Pedagogia Waldorf tudo o que envolve a criança é passível de ser absorvido por ela. Assim a criança está neste primeiro septénio numa fase de total absorção do que a rodeia, devendo estar rodeada de tudo o que é natural, orgânico, biológico e natural.

O Jardim de Infância é constituído por duas salas de atividade com os respetivos halls de entrada, uma sala polivalente, duas casas de banho para crianças e duas casas de banho de adultos, secretaria, cozinha, despensa e espaço exterior. O espaço da sala está pintado com pigmentos naturais com as cores adequadas a esta faixa etária permitindo que a criança seja envolvida pelas emoções de calma e afeto que a cor transmite.

Todos os materiais utilizados pelas crianças são naturais, de madeira, lã, tecido, ferro. A relação que a criança estabelece entre o que vive dentro de si e o ambiente que a rodeia é extremamente importante para o seu desenvolvimento. Estando muito virada para dentro de si mesma a criança também está totalmente recetiva ao que o ambiente exterior lhe transmite, as formas, as cores, os materiais tudo o que ela vivencia no meio ambiente provoca-lhe impressões determinantes para toda a vida. A criança no 1º septénio é muito permeável a todos os estímulos sensoriais que recebe. Por todas estas razões, os brinquedos e materiais da sala ou são recolhidos da natureza (conchas, troncos, pinhas,...) ou manufaturados com materiais naturais simples e por vezes inacabados na sua forma, sem demasiados detalhes. Estas opções permitem que a criança participe de forma ativa, dando liberdade a cada criança para criar o seu imaginário e o seu mundo interior.