Não há basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a auto educação(...) Toda a educação é auto educação e nós, como professores e educadores, somos, na realidade, apenas o envolvimento da criança a educar-se a si própria.
GA 306, Rudolf Steiner

O conselho pedagógico é constituído pelos elementos que fazem parte do dia a dia do Jardim de Infância e que estão em contacto direto com as crianças e famílias. Na perspetiva do Jardim de Infância Waldorf todo o adulto que está com a criança é educador e cuidador do espaço e vivências, assim, o trabalho de equipa é parte fundamental do ambiente proporcionado. As equipas de sala são como uma família mais próxima, em que ambos os adultos partilham reuniões semanais de preparação e reflexão, e ambos têm um papel consciente e de intencionalidade pedagógica. A equipa pedagógica é constituída por todos os membros da equipa que estão diretamente ligados ao dia a dia da criança, e encontra-se semanalmente para partilha, reflexão e estudo de aprofundamento.

Estes encontros têm dois momentos distintos:

  1. Estudo e observação da criança;
  2. Organização, reflexão e planeamento.

No final de cada época e período do ano, existem momentos de reflexão conjunta sobre temas mais amplos e propostas para os próximos momentos.