No Jardim de Infância Waldorf o ritmo anual é o pano de fundo de todo o trabalho, vivido em consonância com a natureza e de acordo com as estações do ano. As crianças desenvolvem-se segundo um ritmo próprio, tal como acontece na Natureza. Assim, ao vivenciarem que tudo tem um ciclo e se repete, para além de lhes dar um sentimento de segurança e bem-estar, oferece um fator integrador do seu próprio crescimento.
O ritmo anual é vivenciado pelas crianças de acordo com as transformações que ocorrem na Natureza ao longo das quatro estações e através da sua participação nos preparativos e celebração das festas, que resgatam a relação cósmica e espiritual entre os ritmos da Natureza e o Ser Humano.
O ano inicia-se com o Outono e S. Miguel, as Colheitas; Inverno e Natal; Primavera e Páscoa; Verão e S. João são os quatro grandes momentos do ano, sendo complementados por outras celebrações de grande relevância.
Outono
Época que apela à coragem e introspeção para enfrentar a escuridão das longas noites e a aparente morte que se manifesta na natureza. Inspira ao recolhimento, para que o cultivo da luz interior permita o encontro consigo próprio. Processo de interiorização consciente dos processos de vida.
Celebração de S. Miguel
Busca interior da coragem para enfrentar os medos interiores, acontece com crianças e a equipa de sala.
Celebração das Colheitas – (data a agendar anualmente)
Agradecimento à mãe terra por tudo o que colhemos para o nosso alimento e subsistência.
Celebração de S. Martinho e Lanternas – 11 de Novembro
Simboliza a solidariedade e espírito de partilha numa época em que a natureza despida nos indica um caminho de luz interior.
Advento – 4 domingos antes de 25 de Dezembro
Anunciação de um nascimento, possibilidade de renascer e renovar. época de esperança e veneração pelo mistério da infância. O jardim de advento simboliza a progressiva revelação do ser que nasce, celebração para as crianças e as equipas de sala.
Inverno
Época de fé e de esperança na gestação das sementes, na futura germinação e no renascer da vida.
Celebração de Natal
Festa da natividade o nascimento de Cristo, portador da vida e do amor universal.
Celebração do dia de Reis – 6 de Janeiro
Simboliza o reverenciar do deus menino nascido, a chegada do reino da espiritualidade ao reino da terra.
Celebração de Carnaval
Permite o exorcizar dos medos e imperfeições humanas, através das máscaras experiencia-se o aperfeiçoar e purificar de si mesmo. Momento de convívio entre as crianças, as famílias e o Jardim de Infância. Vivências temáticas de acordo com as observações realizadas pela equipa. A transformação das salas e o criar de um ambiente único para esta celebração permite uma vivência única às crianças.
Primavera
Época de deslumbramento e dádiva, celebração da fertilidade nas várias manifestações da vida e acolher da luz que vai aumentando. A natureza ganha forma, cor e estrutura e isso dá segurança, estabilidade e alegria. Alimento do encontro e criação de laços com os outros.
Celebração da Páscoa
Época de limpeza e purificação interior e exterior, celebração do renascimento da vida. Na natureza é o momento de limpar os campos para voltar a semear. Os símbolos são o ovo (fertilidade) e a lebre (dádiva da vida em favor do grupo). Esta celebração acontece nas salas e no exterior do Jardim de Infância, sendo organizada pela equipa e pelas crianças.
Celebração da Ascensão
Dia da espiga em que se celebra a fertilidade da terra e das plantas germinadas e em flor.
Celebração de Pentecostes – 50 dias depois da Páscoa
Celebração da amizade e da alegria de estar em irmandade com os outros. O valorizar do respeito pelo indivíduo no seio do grupo. Paz, verdade e pureza, simbolizada na cor branca. Esta celebração acontece nas salas e no exterior do Jardim de Infância, sendo organizada pela equipa e pelas crianças.
Verão
Época de êxtase e entrega ao calor, luz e abundância. Celebração pelo fogo que nos eleva e aproxima do cosmos pois o planeta terra está mais perto do sol. Festejo da abundância e dos frutos que a terra amadureceu.
Celebração dos Meninos do Sol
Celebração de final de ano para as crianças e famílias que terminam este ciclo no Jardim de Infância e irão para uma nova etapa no 1º ciclo.
Celebração de S. João – 24 de Junho
Celebração do calor, do fogo purificador da fogueira de S. João. Convívio e partilha em fraternidade do grupo. Este é o momento fina de encerramento do ano em que as famílias e a equipa organizam jogos tradicionais e brincadeiras no exterior para as crianças.