A participação ativa dos pais, amigos e professores, durante estes sete anos, permitiu-nos um amadurecimento cada vez maior. Quando em 1999, tivemos de mudar mais uma vez deste lindo espaço para o Catalão a quatro quilómetros de Barão de S. João, uma questão se colocava a todos nós: como dar uma estrutura e uma continuidade segura a este projeto?

Sentimos a necessidade de formar uma Associação. Foi encorajador ver como sobretudo pais, cujas crianças já não frequentavam o Jardim de Infância, sentiram a necessidade de fundar esta Associação. O objetivo era de proporcionar que outras crianças tivessem a oportunidade de receber a mesma educação valiosa que os seus filhos tinham usufruído.

Foi uma época de muito trabalho: preparámos os primeiros estatutos, aprovámo-los em Assembleia Geral e elegemos os primeiros orgãos sociais: Niels Rump, António Marcela e Eva Herre, formaram a primeira Direção da Associação, apoiados pelos votos dos sócios fundadores. Muitos outros amigos e pais voluntários se seguiram nas listas aprovadas das Direções da Associação, até ao momento presente.

Na altura, a Associação estabeleceu conversações com a Câmara Municipal de Lagos e a com uma alegria e gratidão enormes, recebemos a notícia de que tinha sido aprovado o nosso pedido para a cedência do espaço da antiga escola primária de Monte Judeu. Protocolo assinado pelo então Sr. Presidente da autarquia, Sr. Valentim Rosado.

Um lindo local, rodeado pela Natureza, onde ainda hoje se encontra o nosso Jardim de Infância.

Caberia agora a nós recuperar e ampliar as instalações cedidas. Até aquele momento, o Jardim de Infância só tinha sobrevivido com as contribuições voluntárias dos pais.

Então o grande desafio era encontrar um financiamento para avançar com as obras necessárias. Com a grande ajuda de muitos pais, amigos, colaboradores e professores metemos mãos à obra. Tantas decisões foram necessárias num curto espaço de tempo: reuniões longas, tentativas para soluções de financiamento, escolher o equipamento adequado, tratar de assuntos necessários com a autarquia, com o arquiteto Mário Martins, responsável pelo projeto e também com o empreiteiro escolhido.

Finalmente a primeira fase estava a avançar. Conseguimos a ampliação da sala de grupo (agora Sala Alfazema), construímos a cozinha e a sala polivalente, a secretaria e as instalações sanitárias.

Em simultâneo, registámo-nos como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Particular). Devido a isso conseguimos o aval da Segurança Social, assinando um protocolo de colaboração entre ambas as instituições. Esta nova etapa trouxe-nos novos desafios e responsabilidades.

Lembramo-nos da preciosa ajuda da Dra. Isabel Faustino, representante do Ministério da Educação, que ajudou imenso para que o nosso Projeto Educativo fosse aprovado.