No dia 23 de Junho de 2002 foi inaugurado oficialmente o nosso novo espaço em Monte Judeu, na pessoa do então Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dr. Júlio Barroso. Foi plantado um lindo plátano no nosso espaço de recreio, que ainda se mantém.

Grande festa de inauguração a 23 de Junho de 2002.
Dr. Júlio Barroso a plantar um Plátano.

A pedra de fundação

Antecedendo esta inauguração oficial, no dia 01 de Junho de 2002, os fundadores da Associação juntaram-se no Jardim de Infância para uma celebração solene:

Estamos aqui, para em conjunto inaugurarmos esta escola, manifestação física de um ideal que assenta no conhecimento da individualidade humana completa e da sua ligação com o Cosmo. Tal como a imagem de uma árvore com raízes profundas no passado, projetando uma abundância de fruta nova e exótica para o futuro. Façamos votos para que a inovação, a criatividade, a comunicação profunda e consciente, assente na flexibilidade, compaixão e sensibilidade, sejam os pilares para receber os raios de espiritualidade, que desejamos compreender, transformar e doar nos tempos difíceis que atravessamos, mas que assim, contribuiremos na correta evolução. Que a Luz nunca nos falte!

Assim foi dito, assim foi feito. Acenderam-se as velas, chegaram os convidados, fez-se um círculo. Invocámos as forças da natureza ao lermos a Pedra da Fundação, tendo sido enterrada uma à entrada, dentro da escola. Com este gesto, demos por encerrada a cerimónia de inauguração e assim, iniciarmos uma nova etapa do nosso trabalho. Vamos dar as mãos para que esta força coletiva fique presente e operante no nosso projeto, agora e sempre.


Foi muito bonito e profundo, comentou a Manuela Caneco, uma das fundadoras.

Sentimos aqui que se iniciava uma nova fase do nosso trabalho com as crianças.

Juntou-se à nossa equipa pedagógica, a jardineira Priscila, que ainda hoje, com a sua magia continua a transformar o nosso Jardim de Infância num paraíso para as crianças. Depois de tanta entrega e trabalho realizado nestes longos anos, a Eva pediu um ano sabático (2003/2004) e foi substituída pela educadora Waldorf Virgínia Silva. Cada vez mais famílias procuravam a educação Waldorf. A necessidade de ter mais apoio pedagógico era urgente. Eis que surgiu a jardineira Eva Rocha, que com muito entusiasmo trabalhou com a restante equipa.

Educadora Eva Herre a contar uma estória.

Em 2005 ampliámos as nossas instalações com uma nova divisão (hoje Sala Alecrim). Foi um desafio enorme para a Direção nessa altura. A educadora Magna Costa começou a tomar conta de 20 crianças nesta nova sala. O entusiasmo era enorme.

Sala Alecrim.
Educadora Ana na festa dos Meninos do Sol.

Mais tarde em 2007, quando a Eva se ausentou da sua função de educadora e abraçou a coordenação pedagógica, a jardineira Filipa Brito veio substituí-la para dar continuidade ao trabalho de sala com as crianças. Ao longo destes anos, outras educadoras e colaboradores foram surgindo. A Ina, a Ana Manjua, o António Guedes, a Luciana Gonçalves, a Marta Florêncio, a Ana Batista. Com o seu amor e dedicação têm acompanhado as crianças e suas famílias até hoje.

Uma palavra de muito apreço para o trabalho ao longo dos anos, da nossa querida cozinheira Régine, dos médicos antroposóficos, Dr. Maarten Reeder e Dr. Mauro Menuzzi, este último, que continua a observar as nossas crianças.

Cozinheira Régine tem ajuda.

Podemos dizer que o empenho e motivação destes jardineiros e colaboradores, no aprofundamento das suas bases sobre a pedagogia Waldorf e a consequente aplicação na prática diária com as crianças, tem vindo a elevar-se gradualmente.

Um trabalho pessoal de auto-desenvolvimento e de formação contínua, com um foco único e muito determinado: centrar toda a sua atenção e do seu cuidar para um desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.

Recordamos aqui um Encontro Ibérico, organizado pela equipa em 2009, nesta escola primária em Monte Judeu. Sem dúvida, um momento especial na biografia do Jardim de Infância.

Não temos dúvida alguma em afirmar também, que o trabalho conjunto entre as Direções da Associação e dos Conselhos Pedagógicos, serão sempre fundamentais para criar os pilares de consolidação nas estruturas, indispensáveis aos desafios do futuro.

Sentimo-nos parte integrante deste movimento Waldorf no mundo, seguindo sempre o sentido do pensamento de Rudolf Steiner: “receber a criança com Devoção, educá-la com Amor e deixá-la seguir o seu caminho com Liberdade”.

Assim, quando a Eva se retirou em 2010, sentiu uma enorme gratidão e que ainda permanece. “O impulso do início da semente cresceu, consolidou e expandiu-se para outras iniciativas. É fundamental que as portas estejam sempre abertas a todos aqueles que procurem conhecer e vivenciar a pedagogia Waldorf, sejam jardineiros de infância, pais com vontade de se aprofundar, jovens voluntários de outros países. São todos bem vindos”. Confidenciou a Eva em jeito de despedida.

Agradecimento

Um grande obrigado a todas as crianças que frequentaram o nosso Jardim de Infância nestes 25 anos.

De onde vieram e qual é o seu destino nesta vida, aqui na Terra? Recebemos cada criança como uma criatura inteira, como um milagre, com enormes forças de vida para se desenvolver. Eles são os nossos Mestres que nos ensinam tanto!

Sentimos que o nosso Jardim de Infância é um ninho cheio de amor, confiança e liberdade. Trabalhar neste lugar, é crescer todos os dias com alegria e respeito.