Deve-se educar de tal forma que se removam os obstáculos físicos e anímicos para aquilo que, a partir de uma ordem divina, penetra nas crianças como novidade em cada época do mundo e que se crie para a criança um ambiente por meio do qual o seu espírito possa penetrar na vida em completa liberdade.
(GA 301 Rudolf Steiner)

As tarefas do dia-a-dia em que as crianças participam permite-lhes vivenciar noções de quantidades, espaço e tempo. As vivências dos ritmos anuais das estações do ano e das festividades dão-lhes uma noção temporal intrínseca associada ao que são as suas vivências interiores. A noção temporal é marcada pelas épocas e vivenciada naturalmente em todos os preparativos, como seja as cores da natureza que entram na sala e ficam na mesa da estação, o tipo de trabalhos a realizar com as lãs ou a madeira, os legumes que se utilizam no almoço.

Vivências com sentido e utilidade impregnam na criança um sentido de motivação e fazer construtivo que mais tarde se transformará em ação concreta de atuação no mundo.

Fundamenta-se nas vivências do espaço e do tempo, no desenvolvimento de atividades lúdicas, em jogos de mesa, em atividade de enfiamentos de forma padronizada e sequencial, na confeção de bolos ou outras atividades culinárias, ao preparar a mesa para as refeições, ao preparar as atividades diárias, na arrumação dos materiais, dividindo-os de forma seriada, lápis e blocos de cera separados por cores. Durante o momento de brincar livre, na “loja”, no “restaurante”, entre outras possibilidades, o “faz de conta” oferece uma multiplicidade de situações com potencialidades ilimitadas que permitem desenvolver noções matemáticas.

As noções de espaço são experienciadas em diversas tarefas diárias como seja o arrumar das pinhas, o encher do copo com água ou o fazer uma casa debaixo da mesa e dos panos. Tal como nas outras áreas de conteúdo, também a matemática é transversal e vivenciada diariamente pelas crianças, de forma diferente de acordo com aquilo que é o seu desenvolvimento pessoal.

A participação das crianças na preparação das refeições, fazer o pão, participar na jardinagem, o gosto pela natureza e atividades subsequentes de preparação e manutenção, a horta biológica e espiral de ervas aromáticas, tingir e pintar com pigmentos extraídos das plantas, lavar lã de ovelha, cardar, fiar, tecer e feltrar, são atividades propiciadoras de aprendizagens que ajudam no desenvolvimento de forma global e integrada com o meio envolvente.