As questões que nos trouxeram a este tema: cada vez mais sedentarismo e poucas vivências naturais das crianças; observação, cada vez mais evidente de dificuldades e constrangimentos ao nível da integração sensorial; necessidade de melhorar os vários espaços do ambiente educativo para o fortalecimento e integração dos sentidos básicos no âmbito da antroposofia.

Tal como na pedagogia Waldorf/Antroposofia consideramos o ser humano no âmbito de corpo, alma e espírito, assim são repartidos os doze sentidos. O que vivemos no mundo físico com o nosso corpo, o que vivenciamos com a alma no meio que nos rodeia e nas relações sociais, e finalmente, o que vivemos com o espírito que vai para além da perceção e se estende ao mundo que não vemos e dá origem a tudo o que nos rodeia. Com este projeto pretende-se desenvolver um olhar mais consciente e atento para os sentidos básicos, dentro das potencialidades que este Jardim de Infância pode oferecer. Procurando aprofundar o tema com propostas para as crianças no dia a dia, na adequação de materiais e vivências, na sensibilização e trabalho com pais e comunidade.

Foi realizado anteriormente um aprofundamento prático e de fundamentação por parte da equipa tendo por base o estudo geral do homem segundo a antroposofia, os Sentidos e os Sete processos vitais, podendo ser resumido da seguinte forma: O projeto vivencial terá como enfoque os sentidos básicos e a sua importância no desenvolvimento das crianças pretendendo-se que o aprofundamento teórico seja embebido de diversas formas de vivências práticas para todos os envolvidos no processo educativo. Após uma primeira fase deste projeto foi concordante por toda a equipa, após a avaliação do anterior projeto, que seria pertinente manter este tema e trazer para o dia a dia das salas de forma mais vivencial. Assim irão existir momentos de vivências comuns e outras de pequenos grupos.

Este será um projeto vivencial também para os pais, sendo que a construção de uma caminho dos sentidos e alguns brinquedos para as salas já foi um trabalho comum de todos. Pretende-se que possam existir momentos vários ao longo do ano de palestras e vivências no âmbito deste tema dos sentidos básicos.

No coração tece o sentir, na cabeça luz o pensar, nos membros vigora a vontade. Luzir tecente, tecer vigoroso, vigor luzente, eis aqui o Homem.
Rudolf Steiner