(...) devemos criar o ambiente mais propicio para que a criança se eduque junto a nós, da maneira que ela precisa de se educar por meio do seu destino interior.
GA 306, Rudolf Steiner

O currículo Waldorf contempla todos os aspetos previstos para a educação de infância, abarcando de forma ampliada as dimensões cognitiva, física, emocional, estética, social e espiritual. Centra-se no desenvolvimento autónomo da criança e procura desenvolver nela as qualidades necessárias para que saiba lidar com as solicitações constantes e velozes mudanças atuais. Principalmente, procura despertar a vontade de atuar no mundo de forma cada vez mais consciente, de procurar conhecer-se a si própria e aos outros e assumindo a realização de seus ideais com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento e de relacionamento.

As crianças do Jardim de Infância aprendem principalmente através da imitação, e a imaginação é o seu universo natural. O objetivo do Jardim de Infância é desenvolver na criança pequena um senso de admiração e reverência por todas as coisas da natureza e pelas qualidades de confiança e coerência nas relações humanas. Isso cria uma expectativa pelos assuntos académicos e experiências que virão a seguir, nas classes de 1º ciclo.

O mundo humano, modelo onde a criança bebe a qualidade da própria Humanidade, deve ser capaz de se preparar diariamente para a receber, alimentando a esperança e confiança de que naturalmente vem imbuída. A qualidade que o adulto imprime ao seu processo permanente de auto-educação, cujo resultado a criança capta e imita, não pelo que o adulto faz, mas pelo que o adulto é, deixará a sua marca no processo evolutivo de cada criança.
In Oferta Educativa - Currículo Waldorf.

Todas as atividades são tarefas que fazem sentido para a vida e são preparadas e desenvolvidas e criado o ambiente necessário, de tal forma que a criança se sinta envolvida e impelida e desenvolvê-las. Inspiram o cuidar do que é nosso, dos materiais e brinquedos, e são desenvolvidas de forma a serem permeadas por um cunho artístico, fundamental para o desenvolvimento da criatividade e imaginação da criança. Esta é a primordial tarefa do adulto, que cuida, acolhe e proporciona o que a criança irá vivenciar de forma segura, confiante e feliz.

No ambiente educativo é de enorme importância a forma como é transmitido à criança a imagem do Homem – ser físico, anímico e espiritual – procurando uma justa relação entre a Individualidade e o Mundo, entre o Ser Individual/Pessoal e o Ser Cultural e Social.

Sendo que os adultos que envolvem a criança são um modelo de fazer, são os valores subjacentes à prática do educador e o modo como os concretiza no quotidiano do Jardim de Infância que permitem que a educação pré escolar seja um contexto social e relacional facilitador da formação pessoal e social. Ao demonstrarem atitudes de tolerância, cooperação, partilha, sensibilidade, respeito, justiça, etc., para com as crianças e adultos, os educadores contribuem para que as crianças reconheçam a importância desses valores e se apropriem deles.

Conhecimento verdadeiro de si próprio só é dado ao ser humano quando ele desenvolve interesse afetuoso para com os outros; conhecimento verdadeiro do mundo, o ser humano só alcança quando ele procura compreender seu próprio ser.
Rudolf Steiner