Salutar só é, quando no espelho da alma humana forma-se toda a comunidade; e na comunidade vive a força da alma individual.
Rudolf Steiner

No âmbito da vivência no Jardim de Infância Waldorf, as famílias são parte integrante do organismo que se vê como orgânico e vivo. Pelo que, na Direção da Associação participam Pais, Amigos e Colaboradores do Jardim de Infância tendo sempre presente que o que nos reúne são as crianças e é para servir um bem maior que nos encontramos. Assim a relação é muito estreita, havendo a dinamização de várias comissões com o objetivo de estreitar laços e incentivar o trabalho cooperativo entre todos, formando uma equipa alargada para coparticipar e cocriar ativamente este Jardim de Infância.

As crianças começam a frequentar o nosso Jardim de Infância com diferentes idades e diferentes níveis de desenvolvimento. Desta forma, pretendemos dar continuidade ao processo individual de cada criança, partindo do que já sabe para o que é esperado aquando da sua transição para o próximo nível de ensino. Assim, o processo educativo é organizado de forma a respeitar a individualidade e características de cada criança e, dando bases para o seu desenvolvimento e auto- educação, e estimulando a sua evolução individual e no grupo.

Tendo consciência do processo individual de cada criança e do seu percurso antes de frequentar o Jardim de Infância, assumimos de extrema importância o processo de inscrição da criança e a sua adaptação ao Jardim de Infância. Assim, após inscrição da criança por parte dos pais, convidamo-los para uma entrevista individual, preferencialmente sem a criança presente, uma vez que é uma entrevista demorada e com questões que não deverão ser do conhecimento da criança. No entanto a sua ausência nem sempre é possível. Esta entrevista inicial tem como objetivo conhecer melhor a família e a criança desde a fase pré-concepcional, gravidez, parto, desenvolvimento até ao momento atual, assim com questões, receios e as expectativas dos pais em relação ao Jardim de Infância Waldorf. Durante este entrevista inicial falamos também com os pais acerca da Pedagogia Waldorf em geral e do nosso Jardim de Infância em particular.

Antes do início do ano letivo, convidamos os pais e as novas crianças para um dia de trabalho em conjunto em que preparamos as salas de atividades, o jardim, os brinquedos e materiais, entre outras atividades necessárias para o início do ano letivo. Desta forma, as crianças vão tendo um contacto prévio com o espaço e com a equipa pedagógica, e sentem a envolvência da família no Jardim de Infância, o que desenvolve nas crianças e nos seus pais o sentimento de pertença e unidade, o sentimento de que a família faz parte do Jardim de Infância, e vice-versa. Deste modo damos uma especial atenção às novas crianças e às famílias, promovendo também um momento de encontro e partilha entre os novos pais.

As visitas ao domicílio das crianças e o convívio com os pais e criança fora do espaço educativo são também fatores que ajudam, não só em momentos de adaptação, mas também ao longo do seu percurso no Jardim de Infância.

A vida intelectual do Jardim de Infância desabrocha numa qualidade de vida social cultivada pela Pedagogia Waldorf que lhe está subjacente, e de um quotidiano que é cuidado com solicitude e dedicação e que se compreende facilmente, dado que as crianças aprendem a manter-se solidárias apesar das diferenças, e aprendem umas com as outras. A sua individualidade faz parte do espírito de grupo, ao aceitarem-se mutuamente com as suas diferenças e ao construírem um forte sentido de si mesmas como seres inteligentes, intervenientes, criativos e dedicados. Estas competências são, por si só, uma experiência vital e poderosa de aprendizagem pelo facto de se vivenciarem em comunidade e experimentando a interdependência à medida que vão trocando saberes umas com as outras.

A relação com as famílias é vivenciada diariamente nos diferentes momentos do dia, quando as crianças chegam ou partem, ou pontualmente quando as famílias se disponibilizam para participar ativamente no dia-a-dia do Jardim de Infância. Aqui as famílias não sentem como sendo um universo à parte mas antes uma parte deste mesmo universo que é a criança. A família e o Jardim de Infância participam conscientemente e diariamente na educação do ser da criança, só assim é possível ter uma educação plena e realmente partilhada.

Pretendemos dar continuidade ao projeto anteriormente realizado denominado “Encontro de pais”, uma iniciativa que propõe a criação de um espaço de reflexão, partilha e construção de saberes onde os adultos diretamente relacionados com a criança ou interessados na Pedagogia Waldorf possam encontrar-se periodicamente para procurar melhor compreender e responder às necessidades educativas da criança e do ser humano ao longo da vida. Estas sessões de esclarecimento e partilha poderão incluir temas como e Educação da Criança no primeiro septénio, importância do Brincar, O Ritmo saudável , o Sono, a Alimentação, a Maturidade Escolar, Antroposofia geral, Medicina Antroposófica, entre outros temas, tentando ir ao encontro dos interesses e necessidades das famílias, assim como da equipa pedagógica. Em alguns dos temas contamos com a colaboração de outras figuras de referência nos temas propostos.

Pela sua colaboração no Jardim de Infância, os pais tornam-se participantes ativos na vida do Jardim de Infância. A educação das crianças é assim uma tarefa realizada em comum. Sendo que acontece de forma regular conversas com os pais, reuniões temáticas, práticas e individuais, assim como visitas a casa das crianças, dão a possibilidade a pais e educadores de se encontrarem e trocarem experiências vivências.