Brincar

É no brincar espontâneo que a criança encontra a sua melhor forma de expressão do seu mundo interior, os materiais naturais e acessíveis às crianças proporcionam à criança a vivência espontânea e inata do seu mundo interior. “Nenhuma atividade auto iniciado pelo adulto pode ser tão séria como o brincar livre auto iniciado pela criança.” (Rudolf Steiner). No brincar livre o faz de conta é o transformar de panos em mantos, coroas ou outros materiais traz à criança a possibilidade de expressão do seu mundo interno e que exteriormente vivência pelo brincar. Cesto, roupas, panos, coroas, fitas, pinhas, cortiças entre outros materiais usados em jogos simbólicos, estão sempre disponíveis na sala de atividades para serem utilizados sempre que as crianças necessitem.

As expressões artísticas são privilegiadas através de um conjunto de vivências diversificadas., pois segundo a Pedagogia Waldorf, para a criança no primeiro septénio importa “compreender através do brincar”, significa experimentar com todos os seus sentidos, movimentar o seu corpo, estar ativo com os seus membros. A vivência das expressões do corpo físico torna possível o domínio dos movimentos, do equilíbrio, da sensibilidade e da estética. O utilizar e sentir o corpo, expressa-se sobretudo quando a criança brinca pois nesta idade, a criança brinca movimentando todo o corpo.

A possibilidade de usar diferentes materiais para conhecer as diferentes representações gráficas ocorrem espontaneamente. Desenho, cera de abelha, massa de pão, areia, ramos, lã entre outros são alguns dos materiais com que as crianças mais velhas experimentam para representar naturalmente o mundo que as rodeia. Ter contacto com estas possibilidades antes de atribuir um significado cognitivo permite à crianças desenvolver um interesse e curiosidade natural pelo que há de vir no 1º ciclo.

A Roda Rítmica

A Roda Rítmica é um momento privilegiado de momento de grupo, em que existe o encontro com o todo, o sentido de unidade, a predisposição inata da criança para imitação é também visível na entrega que têm aos gestos e movimentos que o Educador traz para este momento. Este é um momento rítmico de vivência de canções e gestos da época onde através de linguagem, canções, movimentos, jogos de dedos, entre outros o educador conduz o grupo a vivências unificadoras do corpo, alma e espírito. Semanalmente temos um momento de arte da Euritmia, que torna visível a palavra falada e a música através de movimentos executados pelo corpo, como instrumento. Na euritmia pedagógica usam-se histórias rítmicas e motivos musicais. Para além dos efeitos benéficos de coordenação, concentração e apoio à postura, a Euritmia ajuda a criança/jovem a desenvolver-se em equilíbrio e harmonia. Fortalece as iniciativas da vontade, vivifica as forças vitais. Este é um momento participado por todo o grupo com muito entusiasmo.

O Momento da História

O Momento da história desempenha um papel fundamental na vivência da criança, as histórias são contadas diariamente e podem ser são acompanhadas por um teatrinho de mesa, em que se monta um cenário com o material disponível na sala e com pequenos bonecos, previamente existentes ou confecionados pelos educadores para uma história específica, sendo este montado numa mesa. Desta forma, é estimulada não só a compreensão da linguagem oral, mas também a imitação, uma vez que as crianças reproduzem este momento (ou a mesma história ou da sua própria criação) durante o tempo de brincar livre.